COORDENAÇÃO:
Coordenação Tecnico-científica:
Tiago Jordão, Esp.
Psicólogo pela Faculdade Ruy Barbosa (BA)
Especialista em Psicologia Hospitalar (Faculdade Ruy Barbosa)
Psicólogo da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia
 
Coordenação Academico-pedagógica:
Luiz Henrique de Oliveira e Silva, MSc.
Farmacêutico-Bioquímico pela Universidade Federal da Bahia
Mestre em Cuidado Farmacêutico Integral (Universitat de Barcelona)
Especialista em Psicoterapia Psicanalítica (Escola Bahiana de Medicina)
 
MINISTRANTES CONVIDADOS:
Ana Lúcia Freitas (HSI)
Bruno Dumet (UFBA)
Eduardo Jorge Cavalcanti Dias (ESTÁCIO)
Fernando Queiroz (UNEB)
Luiz Henrique de O. e Silva (IBDH)
Suely Borges (ESM Nelson Pires)
Cristiane Oliveira  (UFBA)
Tiago Jordão (SESAB/IBDH)

 
ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA:

1. O curso baseia-se na Estratégia de Ensino-Aprenidzagem POLYHEDRON®. Esta estratégia inclui atividades individuais prévias aos encontros, ao utilizar a literatura ou a fonte documental mais adequada para cada atividade, sempre com uma proposta que desenvolva a crítica. Durante o momento da realização das interfaces diretas, nos momentos de instrumentalização, utiliza o aprofundamento progressivo dos conteúdos, regidos pelos eixos temáticos pertinentes e adequado à realidade profissional.

2. Ao final, competências e habilidades devem ser construídas a partir de leituras orientadas, momentos vivenciais e a apreciação de relatos individuais apoiados pela melhor literatura. A avaliação do desempenho é sempre integrativa e processual. Esta oportunidade representa a possibilidade de restauro na aplicação desta estratégia de ensino e aprendizagem, utilizada ao longo do processo sujeito-informação, sujeito-conhecimento e sujeito-saberes, progressivamente.
 
RECURSOS DIDÁTICOS:
Exposições apoiadas pela mídia digital, seguidas da participação efetiva dos profissionais e concluintes, de forma que a aprendizagem crítica possa ser
exercitada e harmonizada com a estratégia educativa proposta, o POLYHEDRON®. Para estreitar a relação teoria-prática,  Análises de Casos Clínicos, Situações-problema, Relatos de Experiência serão apresentados pelos Ministrantes.
 
EMENTA:
Psicologia da Saúde, Psicologia Hospitalar, Humanização de serviços de saúde, Abordagem psicológica do paciente, Adesão farmacoterapêutica, psicofarmacoterapia, dependência química, transtornos psicológicos, transtornos mentais graves, diálogos farmacêutico-paciente e produção científica.
 


 
CARGA HORÁRIA INTEGRALIZADA:
360h

PERIODICIDADE:
Uma vez ao mês, sempre aos sábados (08:00-12:00h e 14:00-18:00h)